Sobre nós

Sobre a Lodz

Somos uma empresa do ramo têxtil, estamos localizados em Brusque – Santa Catarina, cidade com tradição no mercado têxtil até os dias atuais. Temos produção própria de malhas lisas e estampadas, a partir de fibras sintéticas em poliamida, poliéster e elastano. Atuando nos segmentos Praia, Fitness e Lingerie.

Estamos em constante aprimoramento, sempre prontos para atender as expectativas do mercado.

            Atendemos clientes atacadistas e confeccionistas de todas as regiões do Brasil e buscamos oferecer um atendimento personalizado e diferenciado, uma entrega rápida e principalmente qualidade!

Os tecelões de Lodz

Nossa história se mistura com a história dos Tecelões de Lodz, temos no sangue a nossa origem polonesa, além da força e trabalho para produzir cada vez mais e melhor, e não medimos esforços para aperfeiçoar ainda mais nossos conhecimentos e transmitir através de nossos produtos o que existe de melhor no mercado.

Em 1889 começaram a chegar a Brusque os imigrantes de origem polonesa, “os polacos”. Muitos eram tecelões originários da cidade de Lódz na Polônia. Enfrentaram muitas dificuldades como epidemia além de terras inapropriadas, mas o conhecimento que tinham na indústria têxtil, junto com a força de um futuro melhor, originaram a indústria da tecelagem em Brusque, ainda de forma doméstica sendo os primeiros teares manuais, feitos de madeira por marceneiros locais. Com o impulsionamento da indústria têxtil em Brusque o qual Carlos Renaux, futuramente Cônsul, teve grande importância. Os tecelões de Lodz não eram um número suficiente para o trabalho na indústria têxtil e tiveram que fazer um esforço especial para ensinar o trabalho da tecelagem aos homens acostumados ao trabalho na lavoura.  Era chegado o tempo da virada, tempo de transformar a Brusque colonial na Brusque industrial!

 

 

Glatz, Rosemari. O voo da águia: 150 anos de imigração polonesa no Brasil. Brusque: UNIFEBE, 2021.

Glatz, Rosemari. Brusque – os 60 e o 160: Elementos da nossa história. Brusque: UNIFEBE, 2018.

Imagens: Museu Casa Brusque

Whatsapp